Articles

Cloridrato de Bom Censo

In sobre mim on agosto 12, 2009 by @rustymind Marcado: , , , ,

Em tempos de Gripe Suína, H1N1, Gripe A, Influenza ou qualquer coisa do gênero, não importando o nome do monstro, a mídia tem uma influencia sem igual no bom censo da população em geral.  Infelizmente por desconhecimento, falta de atendimento médico adequado e ausência de vagas no sistema de saúde milhares de pessoas morrem ou sofrem de complicações renais, cardíacas e comprometem o sistema nervoso por ingerirem substancias nocivas ao metabolismo e a própria patologia que se deseja combater. É preciso mudar essa situação.

Diante de 34.000 casos por ano, segundo o Sinitox,  não se poder cruzar os braços por parte de profissionais da área de saúde em geral e nós farmacêuticos. É lamentável que até mesmo os próprios médicos desconheçam  as noções básicas de farmacologia, mecanismo de drogas e perigos na combinação de remédios, que pode ser letal.

O primeiro passo básico é: informe-se e discorde. Sim, antes de tomar quais medicamentos (de uma simples Aspirina a um calmante) fale ao seu médico ou farmacêutico todos os sintomas com fidelidade, outras drogas que você consuma e exija (porque não?) saber como ela vai atuar no seu organismo e os possíveis efeitos colaterais. Evite erros comuns porém graves como interromper tratamentos de qualquer natureza sem avaliação prévia do seu médico e tomar antibióticos fora de hora. Lembre-se que anti-inflamatórios interferem nas condições fisiológicas renais, cardíacas e pode aumentar a P.A (pressão arterial), analgésicos podem irritar a mucosa gástrica, entre outros. Diante de quaisquer sintoma que indique reação alérgica e/ou choque anafilático, procure urgentemente um posto ou local de atendimento médico.

Saúde é coisa séria e não se brinca. O clichê deve ser levado realmente a sério como prescrição fundamental para uma boa qualidade de vida. Informação e consciência são o limite principal entre o remédio que te cura e o que vira uma ”droga”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: