Articles

Like a drop

In impressões on abril 11, 2009 by @rustymind Marcado: , , , ,

Vi no twitter que a MTV Brasil está com uma proposta de produzir programas de 15 minutos, baseados na velocidade da informação nos tempos modernos. O curioso é que as chamadas na programação falam de um ato tão estranho para a nova geração, a.k.a ler um livro. Como Nerd e cidadão, fico pensando o quanto o conceito de WEB 2.0 , cuja interação (ou pseudo) é o maior dogma a ser discutido, é capaz de influenciar na absorção de conteúdo de nossas mentes. Na minha cabeça, é como se desistissem de incentivar direta ou indiretamente as pessoas a lerem para ficarem ao lado deles na tv, nem que fosse por um tantinho, suficiente para meter uma propaganda na cabeça, e pouco se importassem realmente em como folhas de papel em capítulos podem mudar sua vida. O fato é que as pessoas andam rápidas e que, em vez de receberem imposições, preferem buscar na internet qualquer tipo de informação menos passiva.

Pensem comigo: 15 minutos é tempo suficiente para acessar uns 5 sites de notícias, abrir os feeds, carregar uns vídeos ou baixar algumas músicas, escrever num blog, flodar no twitter, mandar email para um professor, baixar vários ebooks, ver os lançamentos musicais no youtube, começar o download de um seriado via torrent… Alguns desses itens ao mesmo tempo, outros não, mas sempre com a eterna magia de você escolher o que quer fazer.

Se as pessoas jovens não conseguem passar mais que 900 segundos concentradas em um vídeo que exigem bem menos esforço cognitivo, imaginem sentar por várias horas diante de palavras que causam mal estar bem antes de confundir a mente. Nada forçado provou em termo de conteúdo e entretenimento cultural, provou sua eficiência eterna até hoje. O que vocês pensam disso somando os conceitos de democracia, livre arbítrio e ética em suas programações?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: