Articles

one of us

In música, pensamentos on setembro 24, 2007 by @rustymind

É de ouvir canções que nos transportam para outras dimensões do meu pensamento que estou precisando porque aliás toda as formas de arte , inclusive a música , deveriam ter permanentemente essa função.Contudo , percepção é algo muito relativo e depende de uma série de vivências para ser construída. Eu sou um bom exemplo disso pois às vezes encontro sentidos complexos em coisas bobas e não vejo quase nada em coisas mais sérias e aclamadas como é o caso da música.
Toda essa introdução foi somente para falar sobre uma letra que fazia um bom tempo que eu não para pra refletir e escutar.Há horas que dá aquele estalo , a gente lembra de alguma coisa e corre na internet para ver se acham alguma informação e foi assim que fiz com a One of Us , um hit que fez muito sucessos em 1995 na voz da cantora Joan Osborne.A fama da canção vai da bela voz da artista até as infinitas interpretações que seus versos causaram na época.
Confira :

Joan Osborne – One of us

If God had a name what would it be?
And would you call it to his face?
If you were faced with Him in all His glory
What would you ask if you had just one question?

1-And yeah, yeah, God is great
Yeah, yeah, God is good
yeah, yeah, yeah-yeah-yeah

What if God was one of us?
Just a slob like one of us
Just a stranger on the bus
Tryin’ to make his way home?

If God had a face what would it look like?
And would you want to see if, seeing meant
That you would have to believe in things like heaven
And in Jesus and the saints, and all the prophets?
(repeat 1, 1)

Back up to heaven all alone
No, nobody calling on the phone
No, just tryin’ to make his way home
Nobody calling on the phone
‘Cept for the Pope maybe in Rome

Tradução :
http://vagalume.uol.com.br/joan-osborne/one-of-us-traducao.html

Eu não queria entrar no mérito do significado e da interpretação da canção para cada um e sim na minha visão sobre tudo.Bem , eu sinto uma tristeza esperançosa ( é possível?) quando escuto a canção a primeiro momento mas não me detenho somente às críticas que talvez ela faça sobre a posição dos religiosos diante da idéia de Deus e das próprias pessoas , por que não? Acho que a intenção é fazer as pessoas pensarem sobre as diferenças do mundo , os problemas atuais e lembrar que o significado e os segredos que envolvem a presença/existências de Deus podem ter suas respostas mais próximas do que se imagina , no caso , dentro de nós mesmos ( de uma maneira simplificada ).Você não acha que Deus é algo tão sublime que nossa limitada natureza é incapaz de descreve-lo com perfeição? Eu sim!
Penso ser improvável o que dizem por aí a respeito de um possível conteúdo anti-cristo ou coisa do tipo pois ela -a autora – tenta colocar um questionamento sadio a respeito da crença humana e que depende de cada um deter-se ao questionamento ou ao encontro das própria respostas.Não é de hoje que bandas e/ou cantores fazem obras com alfinetadas teológicas ou se dedicam a despertar o lado humano de seus ouvintes através questionamentos senão perfeitos mas pelo menos interessantes , que merecem uma reflexão construtiva. Talvez falte mais isso nesse excesso de coisa nova que vem surgindo ultimamente.

Link para o YouTube : http://www.youtube.com/watch?v=eGdRA4xtVhI

3 Respostas to “one of us”

  1. Tá, eu tenho sérios problemas de interpretação, e ainda não consegui entender a música. Sempre que escuto me pergunto se ela está criticando, zombando de Deus ou não. Peço que alguém me dê uma luz, porque ainda não consegui entender.

    • Oi Lorena, estamos juntos nessa dúvida! Eu, fracamente, entendi que a música nega a existência de Deus! Já uma amiga minha que mora no Espirito Santos e, pasme, não acredita na Bíblia mas crê em Deus, disse que a letra traz uma mensagem boa e significa dentre outras coisas que a resposta para os problemas do mundo e o bem do nosso semelhante está dentro de cada um de nós. Isso é muito vago em face do que diz a Bíblia, mas ouço e respeito as opiniões!

    • Bom Lorena e Mauro, eu vejo da seguinte forma, com o passar dos tempos, fizemos de Deus um alvo inalcançável, um ser supremo e que está tão distante. Citando o Deus do cristianismo/judaismo, a bíblia diz que Deus nos fez sua imagem e semelhança, será que ele é tão diferente assim de nós? Vejam quantas religiões diferentes que pregam o seu Deus e desprezam os deuses de outras, porém ser vc deixar de lado a religião e pensar em um DEUS independente disto, veremos que Ele está muito mais perto do que imaginamos.
      Esse é o meu pensamento que assim como a amiga do Mauro também não creio na bíblia.

Deixe um comentário

